top of page

Este é um espaço onde você encontrará filmes, documentários e outros vídeos de caráter formativo sobre os universos do palhaço, do teatro, da saúde, e outros, para apreciação gratuita.

 

Para assistir um vídeo clique na imagem correspondente e coloque o player que surgirá em tela cheia.

 

Bom filme!!

Filme "O Garoto" de Charlie Chaplin (1921)

 

Charlie Chaplin foi um diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista, músico e um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão.
O Garoto conta a história de um bebê que é abandonado pela mãe que não tem condições de criá-lo e que é encontrado e criado por um vagabundo.

Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, bolando diferentes esquemas para conseguir o dinheiro para seu sustento.

Filme "Patch Adams - O Amor é Contagioso" de Tom Shadyac (1998)

Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter "Patch" Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor.

Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes.

Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai pôr uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, como também o mundo todo, pois ele provará que o amor é contagioso.

Filme "Il Viaggio Di Capitan Fracassa" de Ettore Scola (1990)

Esta adaptação da obra de Théophile Gautier para o cinema é um filme mágico que trata de uma época de declínio da commedia dell’arte pela Europa, inserindo o espectador no clima onírico e teatral daquelas mambembes apresentações, com cenários e fotografias quase-fellinianos em sua beleza e fantasia.

O filme gira em torno de uma trupe de atores na época que uma pessoa se adequava à sua máscara e interpretava o mesmo papel por toda a sua vida, muitas vezes.

Filme "SiCKO - $O$ Saúde" de Michael Moore (2007)

O filme fala sobre o Sistema de saúde dos Estados Unidos da América.

Como o título indica pela referência ao termo sick, que quer dizer "doente" esse documentário aborda a saúde por seu lado inverso, a doença, mas não os seus aspectos biológicos e sim sociais e éticos.

Aborda a questão da seguridade social e saúde nos Estados Unidos revelando as contradições entre a riqueza do país e má qualidade de vida decorrente da desorganização dos setores assistência médica pública e privada na lógica capitalista de manutenção dos lucros das seguradoras de saúde, segundo o autor do filme, em luta contra os fantasmas do socialismo representado pelo que ele denomina medicina socializada exemplificado pelo sistema médico canadense, inglês e francês.

Filme "Doutores da Alegria: O Filme" de Mara Mourão (2005)

Doutores da Alegria é um filme sensível e bem-humorado, que resgata a importância da figura do palhaço, um ser irreverente, sábio e generoso, capaz de provocar verdadeiras transformações com sua capacidade de olhar a vida por novos ângulos. Sempre apontando o ridículo da situação nele mesmo, o palhaço torna-se a figura ideal para remexer baús empoeirados, chacoalhar estruturas, arejar nossas mentes.

Com uma fotografia belíssima, ritmo rápido, e a delicada direção de Mara Mourão, o filme retrata o trabalho do grupo de artistas que trabalha com crianças hospitalizadas e vai além, convidando-nos a pensar sobre o papel da arte em nossas vidas, além de ter sido considerado pela UNESCO uma obra que promove uma Cultura de Paz, recebeu vários prêmios no Brasil e exterior.

Muito mais que um filme, uma lição de vida!

O documentário "POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde" conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS.
Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de modo articulado aos interesses do capital, e como, no decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerada, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.

Documentário "Políticas de Saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde" de Renato Tapajós (2006)

Documentário "Palhaço: O ser em transgressão" de Sandra Storino, Layla Ueda e Rodrigo Tagushi (2004)

Relato de artistas contando sobre a criação de seus palhaços.
Trabalho de Conclusão de Curso de Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, constituido de um documentário sobre Palhaços.
O roteiro, produção e direção, foram de Sandra Storino, Layla Ueda e Rodrigo Tagushi, que agradecem a todos os profissionais que participam deste documentário com seus conhecimentos sobre a linguagem do palhaço.

Documentário "O Riso dos Outros" de Pedro Arantes (2012)

O Riso dos Outros é um documentário brasileiro, produzido e exibido pela emissora TV Câmara.

A produção fala sobre a comédia stand-up e mostra diversos depoimentos e opiniões de humoristas, cartunistas e ativistas sobre os limites do humor, o politicamente correto e incorreto e os efeitos negativos e positivos que pode causar uma piada.
Uma temática que merece atenção e espaço para o debate, e para a reflexão sobre o que é de fato humorístico e em qual momento o discurso preconceituoso acha refúgio nas "piadas de mau gosto".
O documentário reuniu comediantes que trabalham com stand up, em contrapartida, cartunistas - que lidam com humor de uma outra maneira - e ativistas engajados com a luta pelo fim da discriminação.

Entrevista "Patch Adams" de Programa Roda Viva (2007)

Ele vem mostrando ao mundo que rir é mesmo o melhor remédio, ainda mais quando se trata de curar um doente.

Mágoas e tristezas têm relação direta com doenças, ao mesmo tempo que humor e alegria estão diretamente ligados ao bem estar.

Nosso convidado de hoje é um médico que sabe tanto disso que recorreu ao nariz de palhaço e aos cabelos coloridos para alegrar e diminuir o sofrimento de pessoas doentes.

No centro do Roda Viva, Patch Adams, o médico americano que há mais de trinta anos vem transformando quarto de hospital em picadeiro.

Um espetáculo único, sem precendentes em todo o mundo – 20 anos em cartaz, mais de 5000 apresentações, cinco milhões de espectadores, 120 cidades de 30 países em todos os continentes, indicada ao Tony (o Oscar do Teatro) e ganhador dos mais importantes prêmios do gênero em todo o mundo, aclamado pela crítica especializada e pelo público em turnês lotadas.

Assim é o “Slava´s SnowShow”, criado pelo russo Slava Polunin em 1993, e desde então em turnê ininterrupta por todo o planeta. Considerado pela crítica especializada como “o melhor palhaço do mundo”, Slava concebeu um show para cativar todas as plateias.

Apresentação "Slava´s SnowShow" de Slava Polunin (2010)

O alter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos de cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando “o que isso significa?”.

O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços.

Filme "I Clowns" de Federico Fellini (1970)

O filme conta a missão "Um caminho para a paz", que ocorreu no Afeganistão após o fim da guerra em 2001.
Nele, 23 médicos e cinco voluntários partem para Cabul, vestidos como palhaços, liderados pelo Dr. Patch Adams para aplicar a sua terapia da alegria com os jovens que sofreram durante os bombardeios ao seu país.
Esta intervenção foi a primeira dos países ocidentais no Afeganistão depois de 30 anos, sendo capaz de dar alívio, por 45 dias, para aqueles que sofrem.

 

Documentário "Clown in' Kabul" de Enzo Balestrieri (2002)

O Palhaço conta a história vivida pelo palhaço Benjamin e seu pai Valdemar num circo mambembe durante os anos 70.

Benjamin, então, decide viver como um funcionário comum e isto afeta todos ao seu redor e ele próprio.

Posteriormente, triste, cai na real e vê que ser palhaço é a única coisa que pode fazer e que faz as pessoas rirem espontaneamente.

Filme "O Palhaço" de Selton Mello (2011)

Apresentação "Clown" de Elisabeth Wennberg e Horst Eppinger (1979)

Vídeo do festival "Clown" apresentado no Circus Stockholm de Djurgarden em Estocolmo na Suécia.

A apresentação contou com a participação de vários renomados palhaços do mundo, como Rastellis, Mr. Braun, Pompoff & Thedy Family, Joe Jackson Jr, Fattini, Charlie Rivel, Galetti, Gino Donati, The Chickys, Roy Bradley and his Nitwits, George Carl e Pio Nock, entre outros.

Programa "Hoje é Dia de Palhaços" de André Uesato (2012)

O programa "Hoje é Dia de Palhaços", da TV Câmara, aborda aspectos relevantes da arte da palhaçaria e revela como ela se desenvolve no Brasil.

Palhaços renomados, brasileiros e estrangeiros, discutem no programa as origens do palhaço, as características do profissional brasileiro, o aprendizado do ofício, além das técnicas e linguagens da palhaçaria.

Entre os participantes do programa, estão Léris Colombaioni, palhaço de família italiana; Francisco Everardo, o Tiririca; Manuela Castelo Branco, a palhaça Matusquela; o argentino Fernando Cavarozzi, palhaço Chacovachi; Antonia Vilarinho, a Fronha; e Marcio Libar, o palhaço Cuti-Cuti; e outros.

Filme "Hotxuá" de Letícia Sabatella e Gringo Cardia (2009)

O longa, vencedor do Prêmio do Júri Popular no Festival de Cuiabá e do troféu Mapinguari, no FestCine Amazônia, traz à luz um registro poético sobre a tribo indígena Krahô, que vive no Norte do Brasil.

Detentores de uma cultura milenar, o povo krahô é um povo sorridente, que considera a alegria um elemento-base de sua sociedade e designa entre seus líderes um sacerdote do riso: o hotxuá, um palhaço sagrado, que é profundamente respeitado pela tribo.

Assim como a figura clássica do palhaço, eles usam a força do humor e do riso para fortalecer a autoestima do povoado, garantindo a sua cultura milenar.

Brincando e animando o espírito da aldeia, os hotxuá dissipam disputas, lembram o desapego à ganância, falam o que os outros calam, ensinam o certo ao agir de forma errada e desmistificam o erro.

bottom of page