top of page

      Os Curadores do Riso é uma organização sem fins lucrativos, que tem como maior objetivo melhorar a situação psicológica da população em geral, propondo uma grande brincadeira com a comunidade em que se insere a partir da arte clownesca.

 

      Os fundadores do projeto, Matheus M. Garcia e Natasha O. Silva, integraram diferentes grupos de teatro amador na adolescência e enquanto se formavam psicólogos, iniciaram, em 2011, seu primeiro projeto de doutores palhaços, intitulado Oficina do Riso, que viria a ser o embrião dos Curadores, uma vez que o novo projeto foi idealizado no fim de 2013 junto do encerramento da graduação e da mudança do casal para a cidade de Marília/SP.

 

      Principiada em 2014, a organização condensa experiências passadas, e procura, através de jogos de improvisação, música e humor, minimizar o stress de pacientes, equipe e familiares durante a hospitalização e tratamento, desdramatizando instituições de saúde e estimulando os hospitalizados na busca pela saúde e pela qualidade de vida.

 

      Buscando o engajamento político inspirado pelo médico mundialmente conhecido, Patch Adams, e o aprofundamento técnico de formação do palhaço Michael Christensen, a organização pretende encorajar atitudes positivas de crianças de todas as idades nos mais variados ambientes. E o foco é potencializar a saúde emocional de pessoas hospitalizadas, construindo um espaço onde a equipe de saúde possa realizar suas atividades profissionais, integrando a intervenção regular de palhaços.

 

      Dando prioridade aos direitos das crianças, a busca permanente é atuar com o hospitalizado partindo do jogo, riso e imaginação, favorecendo a expressão de seu mundo interior e o desenvolvimento de sua autonomia, muitas vezes absorvida na relação com o mundo do hospital.

 

      A promoção dos benefícios do humor para a saúde se baseia no conceito de que boas emoções podem produzir endorfina, o hormônio “mágico” que ajuda na imunidade, melhorando a qualidade de vida de pessoas hospitalizadas e reduzindo o nível de stress pela cumplicidade e incentivo do imaginário.

 

      Sem nenhuma discriminação de raça, sexo, religião, classe social ou ideologia política, a organização tem se voltado à saúde de pessoas em hospitais gerais, hospitais psiquiátricos, asilos e outras instituições, entendendo que o riso e o divertimento fazem parte da vida diária e natural, e usando o poder terapêutico do bom humor em todos estes contextos.

 

      Enfim, estes palhaços trabalham na intenção de aumentar a qualidade do cuidado da saúde dando ênfase às necessidades psicossociais dos sujeitos, organizando-se em torno dos benefícios que o palhaço pode oferecer através da quebra de rotina de instituições através da risada.

 

Missão

      Estimular o riso nas pessoas através da arte do palhaço em hospitais e outros ambientes vulneráveis ao mau humor, melhorando a qualidade de vida, humanizando as relações e promovendo saúde nesses espaços.

 

Visão

      Encorajar atitudes positivas e minimizar o sofrimento psíquico no mundo.

 

Valores

      Responsabilidade sócio-ambiental; Humanização; Laicidade; Valorização do Ser Humano; Criatividade e Constância.

Agora que nos conhece melhor...Quer acompanhar nossa jornada em prol do riso?

                                                                                                           Então venha conosco! o)

bottom of page